Tutorial SipCode [ Softphone Soft-SIP ]

* PASSO A PASSO COM O [ SOFT-SIP ]

1. O que é o Soft-SIP?

É um software Softphone de alta segurança, com criptografia ponto a ponto nas chamadas de áudio e vídeo, e que pode ser utilizado no computador, em plataformas Windows e Linux (neste utilizando WineHQ).

Recursos e Funcionalidades da nova versão do Softphone Soft-SIP:

  • Total compatibilidade com protocolo SIP e serviços de comunicação IP, com ALTA criptografia TLS/SRTP para controle e mídia.
  • Comunicação Unificada: Voz e Vídeo com tunelamento único de criptografia, com TODAS as funções e códigos de PABX IP já agregadas.
  • Gravação de Chamadas: Grave qualquer chamada atendida ou por demanda, salvando o arquivo de áudio na nuvem ou no seu próprio computador.
  • Sala de Audioconferência: Basta um clique para acessar a Sala de Audioconferência para "n" Participantes.
  • Pausa no Atendimento: Botão DND (Do Not Disturb) para pausar o atendimento a qualquer momento.
  • Transferência de Chamadas: Com um clique no botão transfira Chamadas durante o atendimento ou ao atender.
  • Configurações de Múltiplas Contas VoIP, com sensor de presença para todos os contatos cadastrados e log completo das ligações recebidas/realizadas.
  • Qualidade de Voz com Codecs de Áudio Diferenciados: G.711 A-lei (PCMA), G.711 u-law (PCMU), G.722@16kHz, G.729@8kHz, speex@ 8,16,32kHz, SILK @8,12,16,24kHz, ILBC @8kHz, GSM @8kHz, AMR @8kHz, Opus @16kHz e Linear PCM @8,16,44kHZ.
  • Alta Qualidade de Comunicação por Vídeo garantida através da seleção de codecs configuráveis por Bitrate.
  • Utilize também no SO Linux: Utilize com WineHQ.
  • Fácil Configuração, utilizando o mínimo de recursos do Sistema Operacional.

2. Como começar a usar o Softphone Soft-SIP:

Basta baixar a versão desejada, proceder com alguns simples passos, e começar a usar!

A SipCode apresenta 2 versões para utilização do Soft-SIP, sendo uma delas para que possa ser instalado, e outra portátil, para que possa ser utilizado direto pelo pendrive.

. Baixe aqui a versão para instalação, sendo que, após baixar o arquivo "SipCodeSoft-SIP-3.19.31.exe", clique 2 vezes sobre o mesmo, autorize a execução, e proceda na instalação. Um ícone será criado na Área de Trabaho do seu Computador, clique sobre ele e utilize o Soft-SIP normalmente
. Baixe aqui a versão portátil, sendo que, na versão para pendrive basta baixar e descompactar o arquivo "SipCodeSoft-SIP-3.19.31.zip" direto no pendrive e, após descompactar o conteúdo clique no arquivo executável: "SipCode Soft-SIP.exe" para utilizar o Soft-SIP normalmente.

3. Aplicando a configuração inicial no Softphone Soft-SIP:

Independente da versão utilizada, as principais configurações já estão previamente aplicadas no Soft-SIP, porém, algumas das configurações podem ser definidas especificamente. Conforme demonstrado na imagem abaixo:

BanConfSoft-SIP

 

. Codecs: Caso necessário, aplique as definições conforme demonstrado na imagem, desta forma auxiliará para garantir a qualidade de voz nas chamadas.

. Gravação de chamada: Caso desejar gravar TODAS as chamadas atendidas e realizadas, marque o campo correspondente, não esquecendo de selecionar onde o arquivo de gravação será salvo.

. Atendimento automático: Para esta funcionalidade, selecione "Botão de controle", desta forma, será adicionado o botão "AA" na tela do Soft-SIP, onde deverá ser pressionado caso desejar que toda a ligação entrante seja atendida automaticamente.

. Bloquear Chamadas: Esta funcionalidade é EXTREMAMENTE ÚTIL, selecione "Botão de controle", desta forma, será adicionado o botão "DND" na tela do Soft-SIP, onde deverá ser pressionado quando desejar aplicar uma "pausa" no seu atendimento, ao retornar, para ficar ativo no atendimento bastará pressionar o botão novamente.

. Sala Audioconferência: Esta funcionalidade também é EXTREMAMENTE ÚTIL, descreva qual o código de acesso da Sala de Audioconferência do seu Cloud PABX, desta forma, ao pressionar o botão "CONF" na tela do Soft-SIP, o seu acesso a Sala de Audioconferência se dará automaticamente.

4. Adicionando/Configurando um Ramal no Softphone Soft-SIP:

Neste exemplo vamos configurar um Ramal PABX do serviço Multiatendimento Flex no Softphone Soft-SIP:

Salientamos que, as principais configurações já estão previamente aplicadas no Soft-SIP, inclusive na Conta SIP a ser configurada, porém, é importante saber que esta Conta SIP deverá ser definida. Conforme demonstrado na imagem abaixo:

Soft-SIP-contaSIP

 

Com estas configurações da sua Conta SIP definidas, para falar com outra pessoa, de outro Ramal, basta discar o número do Ramal desejado e após clicar no botão [ Chamar ]. E caso desejar ligar pelo serviço SipCode OUT para números de telefones fixos e móveis, basta discar conforme prefixo padrão: "0+Código-de-Área+Número_Desejado".

5. E finalmente, conheça alguns dos botões de Operação fundamentais para utilizar no Softphone Soft-SIP:

Soft-SIP-botoes

Os botões são interativos e de fácil acesso, garantindo qualidade e performance diferenciada na atuação Home Office ou presencial!


WhatsApp chat